Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Portugal pode receber 704 refugiados

Quota de migrante para cada país da UE será conhecida até ao fim de maio.
Lusa 13 de Maio de 2015 às 14:12
Médica da Marinha britânica segura em Milako Izic, um imigrante de 4 anos resgatado no Mediterrâneo
Médica da Marinha britânica segura em Milako Izic, um imigrante de 4 anos resgatado no Mediterrâneo FOTO: Carl Osmond/MOD/EPA

Portugal poderá vir a receber 700 refugiados no âmbito do mecanismo de emergência europeu anunciado esta quarta-feira pela Comissão Europeia, depois de o ano passado as autoridades terem dado resposta positiva a apenas 40 pedidos de asilo.

O executivo comunitário apresentou esta quarta-feira, em Bruxelas, a Agenda Europeia para a Migração, que prevê desde já um regime de reinstalação temporária de 20 mil refugiados "por todos os Estados-membros" e que será dotado de "um financiamento suplementar de 50 milhões de euros para 2015 e 2016".

Para este sistema, a Comissão ficou de apresentar, até ao final de maio, uma proposta legislativa que deverá conter a quota que cabe a cada país.

Quota portuguesa de 3,5 %
No entanto, apesar de o executivo comunitário não ter avançado formalmente com o modo como será feita a distribuição de migrantes, os dados preliminares divulgados esta quarta-feira permitem perceber a quantos refugiados cada país poderá vir a dar proteção urgente.

Do total dos 20 mil refugiados a acolher no imeadiato, a Comissão estima que Portugal ficará com uma quota de 3,52%, o que corresponde a 704 refugiados a serem acolhidos. Este número contrasta significativamente com o número de refugiados que Portugal aceitou receber nos últimos anos. Ainda esta semana, o Eurostat divulgou que, em 2014, os números de Portugal foram praticamente residuais, tendo as autoridades dado resposta positiva a apenas 40 dos 155 pedidos recebidos.

De resto, do total das 185 mil pessoas a que a UE concedeu asilo no ano passado, Alemanha (com um total de 47 555 respostas favoráveis a pedidos de asilo), Suécia (33 025), França (20 640) e Itália (20 630) foram responsáveis por mais de dois terços.

Portugal Comissão Europeia Bruxelas UE refugiados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)