Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Portugueses elegem Sete Maravilhas

O Palácio Nacional da Pena, em Sintra, e o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, são dois dos 21 monumentos nacionais candidatos a figurarem entre as “Sete Maravilhas de Portugal”, cuja lista foi divulgada esta quinta-feira no Centro Cultural de Belém numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
7 de Dezembro de 2006 às 14:11
Paralelamente com a eleição dos monumentos nacionais, foi lançada também a votação para eleger as “Novas Sete Maravilhas do Mundo”, duas iniciativas promovidas pelas empresas Realizar e Young & Rubican Brands, que contam com apoio do Ministério da Cultura.
Além dos dois monumentos já referidos, fazem também parte da lista de 21 monumentos nacionais elegíveis: a Fortaleza de Sagres, os castelos de Almourol, Guimarães, Marvão e Óbidos, o Convento de Cristo em Tomar, o Convento e Basílica de Mafra, as Fortificações de Monsaraz, a Igreja de São Francisco e a Igreja e Torre dos Clérigos, no Porto.
Os Mosteiros da Batalha e de Alcobaça, o Paço Ducal de Vila Viçosa, os Paços da Universidade de Coimbra, o Palácio de Mateus em Vila Real, o Palácio Nacional de Queluz, as Ruínas de Conímbriga, o Templo Romano de Évora e a Torre de São Vicente de Belém são outros dos monumentos em que os portugueses podem votar em www.7maravilhas.pt.
De acordo com a organização destas iniciativas, cada pessoa pode votar sete vezes em sete candidatos diferentes para eleger as sete maravilhas arquitectónicas, arqueológicas ou religiosas existentes em Portugal. A lista de 21 monumentos candidatos foi seleccionada em duas fases por uma equipa de especialistas de um total de 793 monumentos nacionais. Numa primeira fase, foram pré-seleccionados 77 monumentos.
Os interessados em votar, num âmbito mais alargado, nas “Novas Sete Maravilhas do Mundo”, podem fazê-lo através da página da Internet www.new7wonders.com. A divulgação dos resultados destas votações está marcada para dia 7 de Julho de 2007 num grandioso evento a realizar no Estádio da Luz, em Lisboa.
Ver comentários