Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Portugueses insatisfeitos com qualidade da democracia

Os portugueses estão descontentes com a qualidade da democracia e de costas voltadas para a política, revelam os dados da edição de 2006 do Inquérito Social Europeu, apresentado esta quinta-feira em Lisboa.
27 de Novembro de 2008 às 09:37
Portugueses insatisfeitos com qualidade da democracia
Portugueses insatisfeitos com qualidade da democracia FOTO: Manuel Moreira

O estudo, realizado em 23 países europeus, comunitários e exteriores à União Europeia, indica que só os russos, húngaros, ucranianos e búlgaros estão mais descontentes que os portugueses com o funcionamento da democracia e politicamente mais desinteressados. No extremo oposto, destacam-se os cidadãos dinamarqueses, suíços e finlandeses, os mais satisfeitos com a democracia e interessados na política.

Além de descontentes com a democracia e a política, os portugueses estão também entre os europeus que manifestaram menor satisfação com a vida e a felicidade, no 19.º lugar. No que diz respeito ao bem-estar psicológico, Portugal ocupa o 16.º lugar, enquanto no item bem-estar social surge em 17.º.

Em Portugal, a realização do inquérito é assegurada por um consórcio constituído pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)