Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

PR de Cabo Verde em Portugal para homenagem a Ramalho Eanes

Viagem marcada para os dias 26 e 27 de junho.
Lusa 19 de Junho de 2016 às 18:40
O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca
O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca FOTO: Mariline Alves/Correio da Manhã

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, vai deslocar-se a Portugal no final do mês para participar, a convite o homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa, numa homenagem oficial ao ex-presidente Ramalho Eanes.

Segundo informação da Presidência da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca estará em Portugal nos dias 26 e 27 de junho.

A 26 de junho, o chefe de Estado cabo-verdiano participará num almoço com a comunidade cabo-verdiana no Centro Paroquial de Loulé, no Algarve.

No dia 27, manterá um encontro com o homólogo português e a convite do mesmo, participará em alguns eventos enquadrados numa homenagem oficial ao General Ramalho Eanes, ex-chefe de Estado português.

A deslocação acontece pouco mais de um mês depois da última visita do chefe de Estado cabo-verdiano a Portugal e é a última etapa de um périplo de Jorge Carlos Fonseca por quatro países europeus "com a finalidade principal de manter contactos com as comunidades cabo-verdianas".

O périplo começa segunda-feira com uma visita de dois dias à República Checa durante a qual terá encontros com as autoridades locais e será agraciado com medalha de honra, pela Universidade de Hradec Králové, em "reconhecimento pelo seu trabalho, enquanto estadista, intelectual, académico, escritor, democrata e amigo da liberdade".

Jorge Carlos Fonseca segue depois para Itália, onde terá um encontro com a comunidade cabo-verdiana, em Roma, a 23 de junho, e para a Holanda, onde estará a 24 de junho.

O Presidente irá condecorar várias personalidades das comunidades cabo-verdianas e, em Roma, distinguirá a Comunidade de Santo Egídio pela sua contribuição no estreitamento das relações de amizade, cooperação e solidariedade entre Cabo Verde e Itália.

Ver comentários