Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Presidente da Anafre expressa "indignação" pelo fecho de escola na sua freguesia

Em carta aberta enviada ao ministro Nuno Crato.
26 de Junho de 2014 às 10:17

O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Cândido Moreira, escreveu ao ministro da Educação a expressar "indignação" pelo encerramento da escola da sua freguesia, em Amarante.

"Esta junta de freguesia e a população em geral recebeu a notícia de encerramento da EB 1 de Padronelo com enorme surpresa, preocupação e sentimento de indignação", lê-se numa carta aberta enviada a Nuno Crato.

Cândido Moreira ameaça recorrer aos tribunais se o Governo não mudar de posição em relação àquele estabelecimento de ensino, porque, alerta, "a lei para ser cumprida deve ser cumprida, primeiramente, por quem a estipula".

O líder da ANAFRE critica a tutela da Educação por ter ordenado o enceramento da escola, no âmbito da reorganização do parque escolar, apesar de no estabelecimento estarem matriculados 24 alunos, ou seja, acima do limite mínimo de 21 imposto pelo Ministério da Educação.

O presidente da ANAFRE recorda que também a Câmara de Amarante se opõe ao enceramento da escola de Padronelo e que a posição das duas autarquias tinha sido transmitida à tutela.

Associação Nacional de Freguesias Anafre Cândido Moreira ministro Educação Nuno Crato
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)