Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Presidente do Parlamento Europeu apela para reforço do diálogo com a China

As instituições da UE recebem esta segunda-feira a primeira visita de um Presidente da China, com Xi Jinping a encontrar-se em Bruxelas com os líderes da UE no final de um pequeno périplo à Europa.
31 de Março de 2014 às 13:13

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, apelou esta segunda-feira para o reforço do diálogo e da confiança entre a União Europeia (UE) e a China, após um encontro, em Bruxelas, com o chefe de Estado chinês, Xi Jinping.

"Para as nossas relações melhorarem, o diálogo e a confiança devem ser reforçados em todas as suas dimensões: política, parlamentar, comercial e direitos humanos", disse Schulz, que recebeu Xi Jinping no Parlamento Europeu. "As diferenças e as dificuldades existem, mas o diálogo é a maneira de as resolver", acrescentou, salientando que a visita do Presidente chinês é um "sinal claro do compromisso" de Pequim com "um diálogo aberto e direto sobre todos os assuntos relevantes".

As instituições da UE recebem esta segunda-feira a primeira visita de um Presidente da China, com Xi Jinping a encontrar-se em Bruxelas com os líderes da UE no final de um pequeno périplo à Europa. Xi Jinping, que chegou no domingo à Bélgica depois de passar pela Holanda, França e Alemanha, vai ainda ter encontros separados com os presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, mas, por vontade expressa do chefe de Estado, não haverá lugar a qualquer conferência de imprensa.

união europeia diálogo china bruxelas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)