Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Presidente turco cessante diz que Davutoglu será o próximo primeiro-ministro

Erdogan deve anunciar oficialmente o nome do seu sucessor na quinta-feira. O novo presidente toma posse a 28 de agosto e só depois será formado um novo governo.
19 de Agosto de 2014 às 22:16

O presidente cessante da Turquia, Abdullah Gül, afirmou esta terça-feira que o atual chefe da diplomacia, Ahmet Davutoglu, deverá suceder como primeiro-ministro a Recep Tayyip Erdogan, eleito presidente.

"Pelo que percebo, Ahmet Davutoglu será o próximo chefe do governo", afirmou aos jornalistas, durante uma receção no palácio presidencial. "Temos de ajudá-lo nessa tarefa, fui eu que o convenci a entrar na política e vou apoiá-lo", disse Gül. O nome de Davutoglu, ministro dos Negócios Estrangeiros desde 2009, circulava nos últimos dias como provável para suceder a Erdogan, eleito na primeira volta das presidenciais no passado dia 10.

Gül deu a entender que no imediato não vai voltar à política ativa, mas considerou que "é natural que regresse ao partido", o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do qual foi co-fundador com Erdogan.

Turquia presidente turco cessante Davutoglu próximo primeiro-ministro
Ver comentários