Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Hollande quer obter apoio chinês nas alterações climáticas

Presidente francês vai fazer uma visita de dois dias à China.
Lusa 2 de Novembro de 2015 às 04:37
O presidente francês François Hollande
O presidente francês François Hollande FOTO: Reuters

O Presidente francês chegou esta segunda-feira à China, onde tentará obter o apoio deste país, o maior emissor de gases poluentes do mundo, para um acordo sobre o clima, visando o êxito da cimeira sobre alterações climáticas (COP21) de Paris.

François Hollande prevê a assinatura de uma declaração conjunta com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, que estabeleça uma meta para o aquecimento global de dois graus centígrados, com vista à cimeira que se realiza no final deste mês.

Para esta deslocação, que deverá também servir para reforçar os laços económicos bilaterais, o líder francês leva uma delegação composta por cinco ministros e 50 empresários.

"É uma visita centrada na questão do clima, as novas tecnologias e a economia verde, com a declaração conjunta como o ponto culminante", disse no domingo o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius.

Antes de se encontrar com Xi em Pequim, Hollande visitará as instalações de uma empresa sino-francesa de tratamento de águas, na cidade de Chongqing, no centro do país.

O segundo e último dia da visita será dedicado à cooperação entre as empresas dos dois países, com um fórum inaugurado pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

François Hollande França China alterações climáticas cimeira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)