Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Presidente sul-coreana aceita "humildemente" derrota

Park Geun-Hye perdeu a maioria parlamentar.
Lusa 18 de Abril de 2016 às 05:55
Park Geun-Hye
Park Geun-Hye FOTO: Edgard Garrido/Reuters

A Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, disse esta segunda-feira aceitar "humildemente" a derrota eleitoral do seu partido e prometeu trabalhar com a assembleia nacional, agora controlada pela oposição.

Na votação da semana passada, o partido de Park, o conservador Partido Saenuri, perdeu a maioria parlamentar pela primeira vez em 16 anos, com os eleitores a manifestarem a sua insatisfação com as políticas económicas da Presidente e com o elevado desemprego entre os jovens.

O resultado deixou os três partidos liberais da oposição com um conjunto de 167 assentos num total de 300.

Presidindo à primeira reunião com o seu gabinete desde a eleição, Park afirmou que esta é "uma oportunidade para pensar na vontade do povo".

"Vou humildemente aceitar o consenso da opinião pública e elevar a subsistência das pessoas a prioridade dos assuntos de Estado", acrescentou.

A derrota deixa Park, a quem restam dois anos no seu único mandato de cinco anos, numa posição frágil, em que terá dificuldade em implementar a sua agenda económica conservadora, incluindo reformas laborais.

Durante a presidência de Park, o crescimento económico anual da quarta economia asiática foi de cerca de 2,9%, em comparação com os 3,2% do seu antecessor, Lee Myung-Bak.

As exportações, que representam mais de metade do PIB, caíram consecutivamente nos últimos 14 meses, enquanto a dívida das famílias subiu para o valor recorde de um bilião de dólares. A taxa de desemprego entre os jovens com menos de 30 anos atingiu o valor recorde de 12,5%.

Partido Saenuri Park Geun-Hye política parlamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)