Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Poroshenko recebe 145 militares trocados por separatistas

Acordo alcançado entre os negociadores das duas partes na quarta-feira em Minsk.
Lusa 27 de Dezembro de 2014 às 11:04
O presidente ucraniano recebeu os 145 soldados num aeroporto militar de Kiev
O presidente ucraniano recebeu os 145 soldados num aeroporto militar de Kiev FOTO: Mikhail Palinchak/EPA

O presidente ucraniano Petro Poroshenko recebeu este sábado de madrugada em Kiev os 145 militares ucranianos trocados pelos 222 rebeldes separatistas pró-russos, no âmbito de um acordo alcançado entre os negociadores das duas partes na quarta-feira em Minsk.

Esta troca em grande escala, a maior desde que o conflito começou em meados de abril, deverá terminar hoje com a entrega à Ucrânia de quatro detidos militares na república separatista da Lugansk.

Na sexta-feira, a Ucrânia e os separatistas pró-russos trocaram centenas de prisioneiros na região rebelde vizinha de Donetsk, uma troca que começou por ser feita em grupos de dez pessoas perto da vila de Kostiantynivka, a 45 quilómetros a norte da cidade ucraniana de Donetsk, e totalizou 222 rebeldes - homens e mulheres - e 146 soldados ucranianos, segundo constatou a agência noticiosa francesa (AFP).


Um dos soldados recusou-se a ir para Kiev, argumentando que ser de origem russa, e desaprovou as ações do Exército ucraniano no Oriente.

Na madrugada deste sábado, o presidente ucraniano Petro Poroshenko recebeu os 145 soldados num aeroporto militar de Kiev.

Petro Poroshenko presidente ucraniano militares
Ver comentários