Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Presidentes da China e EUA vão reunir-se "em breve"

Garantia do primeiro-ministro chinês.
Lusa 1 de Março de 2016 às 05:14
Li Keqiang, primeiro-ministro chinês
Li Keqiang, primeiro-ministro chinês FOTO: Reuters

Os Presidentes da China e dos Estados Unidos da América, Xi Jinping e Barack Obama, respetivamente, vão reunir-se "em breve", numa altura de renovada tensão entre os dois países, anunciou o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

O anúncio, citado pela imprensa estatal, foi feito após Li se ter reunido em Pequim com Jacob Lew, secretário do Tesouro dos EUA e representante de Obama.

Washington tem exprimido a sua preocupação face ao que designa de "militarização" do Mar do Sul da China.

Segundo informações avançadas recentemente pela cadeia de televisão norte-americana Fox, a China dispõe de aviões J-11 e JH-7 na ilha Woody, no arquipélago das Paracel, disputado também por Taiwan e Vietname.

O mesmo órgão de informação terá recorrido a imagens registadas pelos satélites ImageSat International que demonstram que a China terá mesmo instalado um sistema de lançamento de mísseis terra-ar na ilha.

Pequim negou, entretanto, aquelas informações, mas confirma ter colocado armamento naquele território, sob o qual insiste ter direitos históricos.

Entretanto, os EUA terão também iniciado conversações com a Coreia do Sul para instalar um sistema antimísseis no país, após o lançamento de um míssil de longo alcance pela Coreia do Norte no mês passado.

China EUA Xi Jinping Barack Obama Li Keqiang Mar do Sul da China política
Ver comentários