Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Primeira Dama sublinha sentir humano de Campo de Ourique

O bairro de Campo de Ourique está em festa ao assinalar o meio século de existência da Freguesia de Santo Condestável. Ao início da tarde Maria Cavaco Silva participou na cerimónia de inauguração do painel mural ilustrativo do bairro e de alguns passos da vida do seu patrono, Frei Nunno de Santa Maria, o Santo Condestável.
10 de Maio de 2009 às 14:22
Maria Cavaco Silva, Primeira Dama
Maria Cavaco Silva, Primeira Dama FOTO: Luis Filipe Catarino

Maria Cavaco Silva sublinha o 'sentir humano existente no bairro, marcado pela proximidade das pessoas'. 'Costumo dizer que Campo de Ourique é uma das minhas aldeias. Só não nasci aqui', referiu a Primeira Dama. 'Vim para aqui bebé. Brinquei por estas ruas, no tempo em que não havia trânsito e hoje ando sempre por cá', referiu.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Condestável olha o futuro com optimismo. 'Apesar da população da freguesia ter caído de cerca de 30 mil para 17 mil pessoas, hoje verifica-se um aumento da população jovem, ao mesmo tempo que o bairro não perdeu o seu caracter marcado pelo convívio entre pessoas e por muito comércio de rua', referiu Luís Graça Gonçalves.

Na igreja local, onde está sepultado o Santo Condestável, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, preside hoje à Missa de Acção de Graças pela canonização de São Nuno de Santa Maria. A cerimónia decorre pelas 16h00, na praça fronteiriça à igreja do Santo Condestável.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)