Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Primeira fase da fábrica da Wuhan em Portugal concluída em junho de 2015

Investimentos de 184 milhões de euros a realizar por 12 empresas com a  Wuhan Industries deverá criar 400 postos de trabalho.
7 de Junho de 2014 às 16:40

A primeira fase da fábrica da empresa chinesa Wuhan Industries em Portugal, cujo investimento é de perto de 27 milhões de euros vai estar concluída em junho de 2015, disse à Lusa o presidente executivo, Carlos Teixeira.

Em maio, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, anunciou investimentos de 184 milhões de euros a realizar por 12 empresas, que deverão criar 400 postos de trabalho, com a Wuhan Industries, fabricante de moldes e revestimentos metálicos, a protagonizar o segundo maior investimento.

Em declarações à Lusa, o presidente executivo da Wuhan Industries, Carlos Teixeira, adiantou que o investimento na fábrica é "perto dos 27 milhões de euros".

O objetivo é "criar um MASC 'Mould Advenced Service Center' e um centro de produção de estruturas normalizadas de moldes", sendo que "a primeira fase estará concluída em junho de 2015".

Questionado sobre quantos postos de trabalho vai criar, Carlos Teixeira disse que são "60 até 2017". Atualmente, a empresa de origem chinesa emprega 16 pessoas.

Sobre os principais destinos de exportação da Wuhan, o presidente executivo disse que "atualmente só para o Brasil e Espanha", mas ainda com valores residuais.

No futuro, o objetivo é exportar "para toda a Europa e América Latina", acrescentou.

Presente em Portugal desde 2011 em Oliveira de Azeméis, a Wuhan tem desde o início do ano passado um pequeno centro de corte de aço especial e maquinações à medida.

No final de maio, o embaixador da República Popular da China Huang Songfu, considerou que as relações entre Portugal e a China estão num "novo auge", dando como um dos exemplos o investimento da empresa privada chinesa Wuhan Zhongye.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)