Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Primeiro caso de Gripe A confirmado em Portugal

A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou esta segunda-feira que foi confirmado o primeiro caso de Gripe A em Portugal, confirmando a notícia avançada ontem pela edição online do CM.
4 de Maio de 2009 às 14:32
Primeiro caso de Gripe A confirmado em Portugal
Primeiro caso de Gripe A confirmado em Portugal FOTO: D.R:

As análises feitas a uma mulher portuguesa, que esteve no México, e que foram enviadas para Londres confirmaram a presença do vírus da Gripe A (H1N1), revelou a ministra, em conferência de imprensa.

A mulher portuguesa infectada, de 31 anos, terá recuperado sem recorrer a antivirais, não apresenta sintomas gripais há vários dias e já teve 'alta clínica', disse a governante.

A ministra da Saúde afirmou ainda que a doente não representa “qualquer risco de transmissão da infecção a terceiros”.

Ana Jorge explicou que os familiares e o grupo que acompanharam a mulher numa viagem ao México foram identificados e estão a ser acompanhados, mas que, até ao momento, não apresentaram qualquer sintoma.

Segundo a governante, as restantes análises feitas pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge deram resultados negativos para o vírus H1N1 e “não existe actualmente qualquer caso sob investigação laboratorial.”

Ana Jorge considerou, ainda, que as medidas de prevenção adoptadas por Portugal demonstraram ser “as mais adequadas” e garantiu que, mesmo face a uma doente que já não apresentava sintomas, não foi negligenciado qualquer procedimentos.

Assim, de acordo com a governante, a confirmação deste caso não justifica a alteração das medidas adoptadas até agora devido à Gripe A, mesmo que a Organização Mundial de Saúde altere o grau de alerta para o nível máximo (seis).

Amanhã chegam a Lisboa dois voos provenientes de Cancun (México).

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)