Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Primeiro-ministro japonês inicia visita à Europa

Objetivo é preparar cimeira de líderes do G7.
Lusa 1 de Maio de 2016 às 05:56
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe FOTO: Osman Orsal/Reuters

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, inicia este domingo uma viagem, de uma semana, pela Europa para preparar a cimeira de líderes do G7, e fará uma paragem na Rússia, país com o qual mantém uma disputa territorial.

Shinzo Abe vai reunir-se com os líderes de Itália, França, Bélgica, Alemanha e Reino Unido antes de seguir para a Rússia, onde deve manter um encontro com o Presidente Vladimir Putin.

A cimeira de líderes do G7 -- que reúne os sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Alemanha, Reino Unidos, França, Itália, Canadá e Japão) - vai ter lugar no parque natural de Ise-Shima, no centro do Japão, a 26 e 27 de maio.

Porta-vozes do Governo japonês explicaram à agência Kyodo que Shinzo Abe vai debater medidas globais para combater o terrorismo e instar os países membros do G7 a condenar veementemente os mais recentes testes armamentísticos da Coreia do Norte, devendo ainda abordar o efeito que o abrandamento da China está a ter na economia global.

Durante a visita à Bélgica, Abe também vai manter encontros com representantes da União Europeia (UE), incluindo o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, com quem deve discutir a necessidade de acelerar as negociações para um futuro tratado de comércio livre entre o Japão e os '28'.

Antes de regressar a Tóquio, o chefe do governo vai efetuar uma paragem na localidade russa de Sochi para se reunir com Vladimir Putin para debater a disputa territorial que mantêm pelas ilhas Kuriles do Sul, administradas por Moscovo, mas cuja soberania é reivindicada por Tóquio que as designa de Territórios do Norte.

Espera-se que a reunião abra caminho para que Putin visite em breve o Japão, dado que as tensões relacionadas com a Ucrânia forçaram o cancelamento da sua deslocação ao país asiático em 2014.

Japão Shinzo Abe Europa diplomacia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)