Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Principais momentos da final de sub-20

Recorde os principais lances da final do Mundial de sub-20, disputada na noite de sábado em Bogotá, na Colômbia (madrugada de domingo em Lisboa), e que terminou com o Brasil a vencer Portugal por 3-2.
21 de Agosto de 2011 às 06:40
Jogo disputado teve várias alterações no marcador
Jogo disputado teve várias alterações no marcador FOTO: Reuters

Portugal: Mika; Cédric Soares, Nuno Reis, Roderick Miranda e Mario Rui; Saná, Danilo Pereira, Pelé e Sérgio Oliveira; Alex, Nelson Oliveira
 
Brasil: Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan Jesus e Gabriel Silva; Fernando, Casemiro, Óscar e Philippe Coutinho; Henrique e Willian
 
Árbitro: Mark Geiger (EUA)

 
Seleccionadores dos dois países trocam um abraço depois de o estádio de Bogotá, com mais de 40 mil espectadores, ouvir o hino do Brasil e de Portugal. Os brasileiros, com o melhor ataque do Mundial (15 golos), enfrentam os portugueses, que têm a melhor defesa (zero golos consentidos até à final).

PRIMEIRA PARTE

1’ – Brasil sai com a bola.

5’ - Golo do Brasil! Cabeça de Sérgio Oliveira desvia um livre marcado de muito longe por Óscar, a quem a FIFA atribui a autoria do golo.

9’ – Golo de Portugal! Nélson Oliveira não desiste de uma bola lançada pelo corredor direito e ainda consegue cruzar rasteiro para a pequena área, onde Alex aparece mais rápido do que os defesas brasileiros e encosta para golo.

10’ - Jogada muito confusa em que um defesa português fica perto de fazer autogolo de cabeça. Mika tenta afastar a bola mas esta acaba por bater no poste, cabendo ao reforço do Benfica fazer uma grande defesa de recurso que impede nova vantagem dos brasileiros.

19’ - Willian isola-se no vértice direito da grande área portuguesa mas remata à figura de Mika, que agarra a bola à segunda tentativa.

22’ - Cédric  Soares faz um passe rasteiro para Nélson Oliveira mas o avançado cai na grande área ao tentar fazer a rotação em direcção à baliza. Árbitro considera que não houve falta.

28’ - Cartão amarelo para Roderick por cortar cruzamento com a mão. Livre junto à linha de fundo é cobrado por Óscar, voltando a levar perigo à baliza portuguesa.

34’ - Rodeado por quatro adversários e sem ajuda por perto, Nélson Oliveira tenta um remate de longe que sai muito alto.

35’ – Cartão amarelo para Pelé devido a falta que permitiu cortar um contra-ataque perigoso do Brasil.

36’ - Saná recupera a bola à entrada do meio-campo brasileiro e descobre Nélson Oliveira na grande área. O avançado controla a bola mas o guarda-redes brasileiro desvia para canto.

38’ - Cartão amarelo para Sérgio Oliveira depois de o arbitro considerar (erradamente) que este simulou um derrube.

39’ – Saná faz assistência para Nélson Oliveira frnte à baliza adversária mas o colega atira a bola para as bancadas.

42’ - Aproveitando a falta de cobertura, o central Juan ensaia o remate de muito longe. Mika acompanha a trajectória da bola, que sai ligeiramente acima da barra.

45’ – Cartão amarelo para Henrique devido a uma entrada feia sobre o lateral-esquerdo português Mário Rui.

SEGUNDA PARTE

46’ – Entram Allan e Negueba e saem Gabriel Silva e Willian. Brasil fica com uma única substituição por realizar.

52’ - Sérgio Oliveira remata em zona frontal mas completamente à figura do brasileiro Gabriel.

53’ - Nuno Reis faz um corte providencial, já dentro da grande área, quando Henrique avançava com perigo.

57’ – Entra Júlio Alves e sai Cédric Soares, que não recupera de um embate contra Philippe Coutinho. Pelé é forçado a adaptar-se a lateral-direito.

59’ – Golo de Portugal! Lançado pela direita, o avançado Nélson Oliveira ganha em velocidade a Juan e, constatando que nenhum outro português está nas imediações, remata à baliza de ângulo apertado, vendo a bola atravessar a linha de golo com muitas culpas para Gabriel. Jovem avançado do Benfica celebra simulando um telefonema para casa.

62’ – Entra a ‘arma secreta’ Dudu para o lugar de Philippe Coutinho, esperança brasileira do Inter de Mião.

64’ – Danilo Pereira aparece na grande área brasileira para finalizar canto marcado por Sérgio Oliviera mas falha completamente a direcção.

65’ – Dudu cabeceia um cruzamento ao segundo poste com tão pouca força que Mika não tem qualquer dificuldade em agarrar.

72’ - Nélson Oliveira volta a isolar-se pela direita, finta um defesa já dentro da grande área mas não evita a ‘mancha’ de guarda-redes.

74’ – Cartão amarelo para Juan por derrubar Júlio Alves. Irmão de Bruno Alves dirige-se para o adversário com o dedo bem esticado e os dois tem de ser separados para evitar maiores problemas.

78’ - Golo do Brasil! Dudu recebe cruzamento longo, finta Pelé e cruza para a pequena área. Mika desvia para a frente, onde surge Óscar a empurrar para as redes.

82’ – Entra Caetano e sai Alex, numa tentativa de refrescar o ataque português.

84’ - Cartão amarelo para Júlio Alves, por falta aparatosa sobre Henrique junto à linha lateral.

85’ – Após bom trabalho de Óscar em zona frontal, Fernando remata de longe para as mãos de Mika.

88’ – Cartão amarelo para Saná por protestos.

91’ – Lançado por Nélson Oliveira, Sérgio Oliveira progride até perto da linha de fundo e faz um cruzamento rasteiro a que Caetano chega atrasado.

92’ – Nélson Oliveira faz sinal para o banco que não consegue aguentar mais.

PROLONGAMENTO

1.ª PARTE

 
1’ – Saná é poupado a um segundo cartão amarelo e consequente expulsão após fazer uma entrada muito dura sobre Casemiro.

6’ - Caetano isola-se pela direita e tenta fazer um chapéu a Gabriel, que afasta a bola para fora da área. 

7’ - Cartão amarelo para o exausto Nélson Oliveira, que agarra um adversário no meio-campo de Portugal.

9’ – Entra Ricardo Dias e sai Saná. Esgotam-se as substituições de Portugal.

2.ª PARTE

20’ – Golo do Brasil! Tendo ou não intenção, a verdade é que o centro-remate de Óscar entra na baliza de Portugal junto à barra, para absoluto desespero de Mika, que sofre o terceiro golo na final.

22’ – O português Danilo Pereira cai no relvado, tal como o brasileiro Fernando, e ambos têm que ser retirados.

27’ – Jogadores portugueses pedem penálti contra o Brasil. Alegam que remate de Caetano terá sido desviado pela mão de um adversário.

28’ – Mika defende remate de Henrique, um de dois jogadores brasileiros que aparecem isolados frente à sua baliza num contra-ataque rapidíssimo.

30+2’ – Apito final. Alguns portugueses, como Mika e Caetano, choram no relvado.

 

Portugal Brasil Colômbia Futebol Sub-20 Nélson Oliveira Alex Cédric Soares Óscar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)