Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Proibida pesca à anchova

A porta-voz do comissário europeu para as pescas declarou que a pesca à anchova na Baía da Biscaia deve ser proibida até ao final de 2006. As frotas pesqueiras espanhola e francesa já estão proibidas de o fazer desde Julho, mas a restricção deve ser prolongada.
13 de Setembro de 2005 às 13:39
A pesca à anchova na Baía da Biscaia deverá ficar proibida até ao final de 2006
A pesca à anchova na Baía da Biscaia deverá ficar proibida até ao final de 2006 FOTO: d.r.
A Baía da Biscaia, que banha zonas costeiras espanholas e francesas no Atlântico Norte, é o principal local de pesca da anchova, um 'ingrediente' essencial na culinária espanhola.
Anos e anos de pesca excessiva esgotaram o estoque de anchova na Baía da Biscaia, pelo que a Comissão Europeia impôs em Julho último uma moratória, proibindo a pesca da anchova durante três meses.
A proibição vai agora ser prolongada até ao final do corrente ano, mas o gabinete do comissário europeu para as pescas já fez saber que quer prolongar a proibição até ao final de 2006 e que, em suma, só levantará a moratória quando tiver provas científicas da recuperação dos estoques de anchova na Baía da Biscaia.
A Comissão Europeia pretende ainda manter as restricções à pesca já em vigor no Mar do Norte, ao largo da Escócia, que abrangem várias espécies, nomeadamente solha, bacalhau, eglefim, badejo, pescada carvoeira e peixe-anjo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)