Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Proposta russa rejeitada pelos EUA

Os EUA rejeitaram a proposta da Rússia para a realização de uma reunião para um "novo consenso" sobre o programa nuclear iraniano, que incluiria também representantes da China, França, Alemanha e Reino Unido, antes de o polémico dossiê ser analisado no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
10 de Março de 2006 às 19:39
A proposta foi apresentada esta sexta-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov. “A situação é crítica, mas isso não significa que devemos ir todos para o Conselho de Segurança e começar a exigir, a ameaçar e a pôr em prática as ameaças”, afirmou Lavrov reagindo às pressões de Washington.
Nicholas Burns, secretário de Estado adjunto norte-americano para os Assuntos Políticos, disse em resposta que "as próximas discussões devem ocorrer no Conselho de Segurança, no início da próxima semana” e que pretendem "exigir ao Irão que suspenda o seu programa nuclear e regresse à mesa das negociações". "Se o Irão se recusar, pensamos que o Conselho de Segurança deve adoptar, em várias etapas, medidas que permitam efectuar maior pressão sobre o regime iraniano”, concluiu.
A comunidade internacional desconfia dos alegados fins pacíficos defendidos pelo Irão e pretende que o país suspenda as suas actividades nucleares. A China e a Rússia entendem que um discurso agressivo impedirá uma solução diplomática da questão do enriquecimento de urânio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)