Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

PROTESTOS ESTUDANTIS: ALUNO DETIDO EM GONDOMAR

Na sequência das manifestações dos estudantes dos ensinos básico e secundário durante o dia de hoje, um aluno de 17 anos foi detido para identificação em Gondomar, onde, tal como em outras zonas do Grande Porto, terão ocorrido alguns incidentes com forças policiais.
5 de Fevereiro de 2003 às 16:53
Durante uma concentração de alunos que participavam no protesto nacional do ensino secundário, o estudante foi detido e o megafone que trazia consigo apreendido. O aluno vai ser presente a tribunal, sob a acusação de perturbação à ordem pública e ao normal funcionamento das aulas.

A Escola secundária de S. Pedro da Cova, em Gondomar, queixa-se de que os alunos foram alvo de violência, por parte da Polícia, tendo-lhes sido retirado algumas faixas de protesto e megafones.

Em Lisboa, mais de 500 estudantes concentraram-se na rotunda do Marquês de Pombal tendo partido em direcção ao Ministério da Educação, na 5 de Outubro, para criticar o Ministro, David Justino, e exigir o diálogo com o Governo.

Os protestos foram dirigidos a diversas políticas do ensino, tais como: a revisão curricular, o “sistema injusto no acesso ao ensino superior” e o novo estatuto do aluno não superior.

Em todas as manifestações, os alunos, vigiados por um forte dispositivo policial, mostraram-se a favor da “educação sexual como direito fundamental”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)