Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Protestos marcam funeral de adolescente

Milhares de pessoas manifestaram-se esta terça-feira nas cidades de Atenas e de Salónica, no terceiro dia de protestos pela morte do jovem Alexandros Grigoropoulos, de 15 anos, morto a tiro pela polícia no sábado, e cujo funeral realizou-se hoje no cemitério de Paleo Faliro, na zona sul da capital grega.
9 de Dezembro de 2008 às 17:58
Protestos marcam funeral de adolescente
Protestos marcam funeral de adolescente FOTO: d.r.

No funeral do adolescente, que acabou por ser transmitido em directo pelas televisões gregas, apesar do pedido em contrário da família de Grigoropoulos, estiveram presentes mais de 2000 pessoas, na sua maioria professores e estudantes do secundário e universitários, que colocaram dezenas de coroas de flores no interior e no exterior do cemitério.

 

Na cerimónia fúnebre, onde não foi confirmada a presença das autoridades,  foram proferidas frases contra os polícias, a que alguns jovens chamaram de “assassinos” e “porcos”.

Antes da cerimónia, foram registadas manifestações em Atenas e Salónica contra a morte de Alexis Grigoropoulos, em que participaram vários milhares de pessoas. Foram registados distúrbios e arremesso de pedras, garrafas e 'cocktail Molotov' contra a polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)