Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Portugal e Espanha podem partilhar embaixadas

PS e PSOE estudam possibilidade de "cooperação reforçada" no estrangeiro.
18 de Junho de 2015 às 12:33
António Costa e o secretário-geral do PSOE, Pedro Sanchéz, comemoram os 30 anos da entrada dos dois países na UE
António Costa e o secretário-geral do PSOE, Pedro Sanchéz, comemoram os 30 anos da entrada dos dois países na UE FOTO: Balazs Mohai/EPA

O Partido Socialista português e os socialistas espanhóis do PSOE vão estudar a possibilidade de Portugal e Espanha partilharem embaixadas, consulados ou espaços dos institutos culturais como o Cervantes e o Instituto Camões.

A ideia surge num documento de compromisso chamado "Aprofundar a integração e cooperação ibérica" que será assinado na sexta-feira, em Lisboa, pelos líderes de ambos os partidos, António Costa e o espanhol Pedro Sánchez. Pedro Sanchéz estará em Lisboa na sexta-feira para um dia de visita que inclui uma reunião com António Costa, a assinatura de dois documentos de compromisso de cooperação - seguida de uma conferência de imprensa conjunta - e para uma homenagem ao escritor José Saramago, na Fundação do escritor.

Num briefing aos jornalistas sobre os dois documentos, ocorrido esta quinta-feira em Madrid, o secretário de Economia do PSOE, Manuel de la Rocha, explicou que a ideia de partilhar embaixadas entre Portugal e Espanha integra-se numa linha de "cooperação reforçada".

Ver comentários