Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

PS manifesta "orgulho" pelo trabalho humanitário de Guterres

Guterres foi alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
Lusa 5 de Janeiro de 2016 às 13:15
PS emitiu uma nota a agradecer o trabalho de Guterres na ACNUR
PS emitiu uma nota a agradecer o trabalho de Guterres na ACNUR FOTO: José Rebelo/Correio da Manhã

O PS manifestou esta terça-feira "profundo orgulho" pela forma como o antigo primeiro-ministro António Guterres desempenhou o cargo de alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), considerando que aumentou de forma "assinalável" o prestígio de Portugal.

Esta posição consta de uma nota pública emitida pela direção do PS no momento em que António Guterres cessa o seu mandato como ACNUR, lugar que exerceu entre 2005 e 2015.

No comunicado, o PS "entende ser da mais elementar justiça tornar público o seu profundo agradecimento" pelo trabalho desenvolvido pelo antigo líder do executivo português (1995/2001) "em prol dos refugiados e da defesa dos Direitos Humanos".

"António Guterres tem um percurso político ímpar e tem sido ao longo da vida um exemplo de dedicação à causa pública, ao serviço das pessoas e da dignidade humana. Foi assim que desempenhou as funções de secretário-geral do PS e de primeiro-ministro, entre outras", refere a nota emitida pela direção dos socialistas.

Guterres enfrentou graves crises humanitárias
Para o PS, durante o período em que exerceu as funções de ACNUR, António Guterres "enfrentou algumas das piores crises humanitárias da História recente e conseguiu, através das suas inegáveis qualidades políticas e humanas, mobilizar recursos à escala global para dar resposta a situações verdadeiramente dramáticas".

"António Guterres deixa no fim deste seu mandato um importante legado na defesa dos refugiados e dos Direitos Humanos, com um nível de recursos e de protagonismo que até então o alto comissariado para os Refugiados não possuía. Nunca, como até este momento, foi tão determinante a ação política das Nações Unidas na defesa dos refugiados e dos Direitos Humanos, o que é globalmente reconhecido", reforça ainda o PS.

Nesse sentido, o PS exprime "não apenas o seu agradecimento público, mas também o seu profundo orgulho no trabalho realizado por António Guterres nas Nações Unidas, que contribuiu de forma assinalável para o prestígio da imagem internacional do nosso país".

O PS formula depois a António Guterres "votos dos maiores sucessos pessoais e profissionais para o futuro".

"Certo que Portugal poderá sempre contar com todo o seu prestígio e as suas qualidades profissionais e humanas", acrescenta-se na mesma nota.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)