Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

PSD: "Suspenderemos o projecto do TGV"

Na apresentação do programa eleitoral do PSD, a líder do partido, Manuela Ferreira Leite, referiu que o projecto do TGV será imediatamente suspenso no caso de uma vitória social-democrata nas próximas eleições legislativas.
27 de Agosto de 2009 às 17:54
A líder do PSD apresenta esta quinta-feira o programa eleitoral do partido
PSD: 'Suspenderemos o projecto do TGV'
A líder do PSD apresenta esta quinta-feira o programa eleitoral do partido
PSD: 'Suspenderemos o projecto do TGV'
A líder do PSD apresenta esta quinta-feira o programa eleitoral do partido
PSD: 'Suspenderemos o projecto do TGV'

No programa designado 'Compromisso de Verdade', os sociais-democratas darão prioridade a cinco áreas que consideram fundamentais para a 'retoma da confiança dos portugueses': economia, questões sociais, justiça, educação e segurança. 'Cabe aos portugueses julgar o mérito das opções feitas', referiu a líder.

Ferreira Leite começou o seu discurso a afirmar que o País necessita de 'confiança', mas também de uma 'ambição realista' e que o regresso da esperança dos portugueses, abalada pelas políticas socialistas do actual Governo, é igualmente uma prioridade do seu partido.

Quanto à elaboração do programa eleitoral, a líder social-democrata referiu que o mesmo não foi 'feito por sábios especialistas em marketing político', mas sim por milhares de portugueses que, através de fóruns de discussão, contribuíram para que o partido construísse as suas prioridades, tendo em conta a realidade e as necessidades do País. 'Só por si, o programa permite restaurar os laços de confiança com os portugueses', referiu a presidente.

RETOMA ECONÓMICA

Retomar o crescimento económico foi uma das prioridades apresentadas no programa eleitoral do PSD, que defende que o modelo económico do País não tem que ser baseado no actual modelo de consumo público e privado, mas sim nas exportações e no investimento privado, nacional e estrangeiro.

Ferreira Leite referiu ainda que o seu partido dará um apoio preferencial às Pequenas e Médias Empresas (PME) e que, para aumentar a competitividade empresarial, pretende 'eliminar os constrangimentos que se impõem às empresas', assim como efectuar uma revisão radical na política de investimentos públicos.

Para um maior apoio às empresas e a novas contratações, o PSD tem como objectivo a descida de dois por cento da taxa social única e a mudança do regime de pagamento do IVA, com o fim do pagamento especial por conta.

REVER ESTATUTO DO ALUNO E DA CARREIRA DOCENTE

Um dos objectivos principais do programa eleitoral apresentado pelos sociais-democratas é a suspensão do actual modelo de avaliação dos professores, assim como a revisão do estatuto da carreira docente e do aluno.

AEROPORTO EQUACIONADO POR FASES

A presidente do PSD não põe de parte a construção de um novo aeroporto, mas referiu que o projecto tem que ser equacionado por fases e consoante as necessidades do País.

'MAIS APOIO À CULTURA'

Os sociais-democratas prometem ainda mais apoio para a cultura e para os gestores culturais, aumentando a percentagem do orçamento de Estado dedicado a essa área. 'Reforçaremos os meios financeiros directa e indirectamente postos à disposição das políticas culturais, superando um notório erro da política cultural que foi seguida pelo actual Governo', refere o programa 'Compromisso de Verdade'.

REACÇÕES

'PSD E MANUELA FERREIRA LEITE TÊM O EXECUTANTE DA SUA POLÍTICA NO PODER': Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP

Em declarações aos jornalistas em Lamego, Jerónimo de Sousa questionou as diferenças entre PS e PSD, acrescentando que as grandes respostas que interessam aos portugueses não são encontradas nas 'propostas do PSD'.

'PSD E PS SÓ TÊM UMA RESPOSTA: QUE FIQUE TUDO NA MESMA': Francisco Louçã, líder do BE

O líder do Bloco de Esquerda, à semelhança do PCP, afirmou que os programas eleitorais do PS e PSD são iguais no essencial e que os sociais-democratas não têm respostas para os problemas sociais urgentes que vivem os portugueses mais carenciados.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)