Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Publicados inéditos do diário da irmã Lúcia

Novo livro procura dar a conhecer a irmã Lúcia e a sua fé.
5 de Outubro de 2013 às 19:46

O livro ‘Um caminho sob o olhar de Maria’, da autoria das religiosas Carmelitas de Santa Teresa, apresentado este sábado em Coimbra, publica excertos inéditos do diário da irmã Lúcia, obra que nunca foi editada.

Para além de conter partes das memórias já publicadas, o livro tem, na sua segunda metade, vários "documentos inéditos", nomeadamente excertos do diário da religiosa, intitulado "O meu caminho", que procuram dar a conhecer, "em profundidade, a irmã Lúcia e também a sua fé", explicou o bispo de Coimbra, Vergílio Antunes, à margem da apresentação da obra, que decorreu no Memorial da Irmã Lúcia.

Vergílio Antunes afirmou que já se "conhecia bem a fase das aparições, mas pouco se sabia da vida adulta da irmã Lúcia", contando à agência Lusa que foi revelada apenas uma parte do diário, que até então estava guardado no Carmelo, em que a religiosa entrou para a clausura em 1946.

O manuscrito autobiográfico, que começou a ser escrito na década de 1940, tem "muitos milhares de páginas", a maior parte escrita à mão, e poderá "dar lugar a muitos mais documentos", avançou o bispo de Coimbra.

"É a primeira vez que se citam palavras do diário", frisou Aníbal Castelhano, vice-postulador da causa da beatificação da irmã Lúcia, considerando que o diário foca-se "em memórias" e que se torna "fundamental para compreender a sua vida e a mensagem de Fátima".

O livro traz um "novo olhar" sobre a vida da religiosa, assim como uma perspetiva "mais intimista" que as memórias escritas entre 1935 e 1941, escritas a pedido do Bispo de Leiria da altura, evidenciou Aníbal Castelhano, contando que a nova publicação dá também a conhecer uma "parte humorística" da irmã Lúcia.

Na obra estão também presentes mais de 250 fotografias, a maior parte delas inéditas, interrogatórios oficiais e particulares, poemas, algumas cartas e orações, assim como histórias e conversas que as religiosas Carmelitas tiveram com a irmã Lúcia.

"Neste livro vê-se a reflexão da irmã Lúcia, e põe à luz a sua intimidade espiritual", concluiu Aníbal Castelhano.

irmã Lúcia livro inédito
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)