Publicidade sobe 8% em 4 meses

De janeiro a abril, mercado valeu 120 milhões de euros. Internet regista maior crescimento, mas é a televisão aberta que tem maior investimento.
19.06.14
  • partilhe
  • 0
  • +
Publicidade sobe 8% em 4 meses
Mercado de publicidade ao nível mundial deverá fechar 2014 a valer 390 mil milhões de euros Foto Direitos Reservados

O mercado publicitário nacional está a dar mostras de recuperação. Nos primeiros quatro meses de 2014, o investimento subiu 8% em comparação com o período homólogo do ano passado, para cerca de 120 milhões de euros (cerca de 30 milhões de euros por mês).

A internet (subida de 20%), a televisão paga (com ganhos de 15%) e os canais de sinal aberto (com um crescimento de 9%) são os meios que registam maior evolução, segundo dados da IPG Mediabrands. De resto, a RTP, a SIC e a TVI continuam a representar o maior atrativo para as marcas, concentrando 47% do investimento total. De acordo com os relatórios e contas, a SIC fechou o primeiro trimestre a captar 19,7 milhões em publicidade. Já a TVI ficou com 19,6 milhões. Os números da RTP não são conhecidos.

De recordar que em 2013 o mercado publicitário fechou a valer 389,5 milhões de euros, menos 34 milhões do que no ano anterior. Para este ano, as agências de meios preveem que o mercado encerre com um "ligeiro crescimento", impulsionado pela "recuperação económica e o consequente aumento do consumo". No entanto, não avançam com estimativas concretas.

Já no plano mundial, o mercado de publicidade deverá registar, em 2014, um crescimento de 5,4%, para os 524 mil milhões de dólares (390 mil milhões de euros), de acordo com a Zenith Optimedia. O aumento das campanhas publicitárias durante o Campeonato do Mundo de Futebol, é apontado como o principal fator para este incremento.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!