Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Putin ordena à marinha que trabalhe com franceses "como aliados"

Presidente russo deu instruções para se elaborar um plano de ação conjunto russo-francês.
Lusa 17 de Novembro de 2015 às 18:25
O presidente russo Vladimir Putin
O presidente russo Vladimir Putin FOTO: EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou esta terça-feira à marinha russa no Mediterrâneo que estabeleça contacto com os militares franceses e trabalhe em conjunto "com os aliados" numa campanha contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico na Síria.

Putin deu instruções aos militares russos para que elaborem um plano de ação conjunto russo-francês contra os extremistas do grupo que se autointitula Estado Islâmico, ao mesmo tempo em que insiste na ideia da criação de uma grande coligação internacional para o combater, que envolveria a Rússia e o Ocidente.

"É necessário estabelecer contacto direto com os franceses e trabalhar com eles como aliados", disse Putin aos oficiais de alta patente num encontro realizado depois de o Presidente francês, François Hollande, ter afirmado que o porta-aviões Charles de Gaulle seria enviado para o Mediterrâneo Oriental.

"É necessário criar com eles um plano de ação conjunto tanto no mar como no ar", frisou Putin, acrescentando que tanto o chefe do Estado-Maior quanto o ministro da Defesa receberam ordens nesse sentido.

Vladimir Putin França Rússia Mediterrâneo ataques Estado Islâmico política defesa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)