Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

QUEDA DE HELICÓPTERO MATA 12 SOLDADOS ALIADOS

A ofensiva militar contra o Iraque fez as primeiras vítimas entre os soldados aliados. Oito militares britânicos e quatro norte-americanos morreram, na madrugada desta quinta-feira, quando o helicóptero em que seguiam se despenhou na zona de fronteira entre o Koweit e o Iraque, informou um porta-voz do Exército britânico.
21 de Março de 2003 às 08:11
Anteriormente, um porta-voz do Pentágono, o departamento de Defesa norte-americano, havia referido um total de 16 vítimas. De momento, são ainda desconhecidas as circunstâncias exactas que levaram à queda do aparelho, um CH-46, que se despenhou na região sul do Koweit, na fronteira com o Iraque. No entanto, fontes da defesa norte-americana apontam ter-se tratado de um acidente, provocado pelo mau tempo ou avaria mecânica.

Nas primeiras 24 horas da ofensiva contra o Iraque outros dois helicópteros militares norte-americanos fizeram aterragens de emergência, durante operações realizadas junto à zona fronteiriça entre o Koweit e o Iraque. Um destes aparelhos foi posteriormente destruído por aviões de guerra norte-americanos como medida preventiva para impedir que as forças iraquianas se apoderassem do mesmo, segundo fontes do departamento de defesa dos EUA. Não houve vítimas a registar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)