Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Quer saber qual a velocidade real da sua net?

Conheça a ferramenta online que lhe permite saber se o seu serviço de Internet corresponde ao contratado.
5 de Dezembro de 2013 às 20:57
anacom, net.mede, ferramenta, online, internet, velocidade, teste, apoio ao consumidor
anacom, net.mede, ferramenta, online, internet, velocidade, teste, apoio ao consumidor FOTO: Getty Images

Já está acessível a todos os consumidores uma ferramenta para medir a velocidade de Internet adquirida. Em apenas três dias, desde que foi lançado, o Net.mede foi experimentado por 83 mil pessoas, ultrapassando as 250 mil visualizações de página.

O serviço da ANACOM - a entidade que regula as telecomunicações em Portugal - permite que qualquer utilizador saiba, "em menos de 30 segundos", se o serviço de Internet que adquiriu corresponde à velocidade que tem disponível. O NET.mede permite ainda testar o ‘traffic shaping' - um mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de Internet, aplicando restrições à velocidade contratada.

Este serviço de apoio ao consumidor, de acordo com a ANACOM, oferece informação objetiva, que poderá ser importante para gerir a relação entre consumidor e prestador de serviço.

Cerca de 12% dos acessos ao NET.mede nos primeiros dias foram feitos a partir do estrangeiro. Segundo a entidade que regula das telecomunicações em Portugal, a página foi acedida em 120 países. Além de Portugal, naturalmente, destacam-se os acessos feitos no Brasil, Reino Unido, Angola, França, Alemanha, Espanha, EUA, Togo, Japão, Singapura e Islândia. Clique aqui para testar a sua ligação à Internet.

anacom net.mede ferramenta online internet velocidade teste apoio ao consumidor
Ver comentários