Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Vento, chuva e neve deixam 15 distritos em alerta

Mau tempo vai durar pelo menos até sábado, avisam Proteção Civil e IPMA.
Lusa 4 de Janeiro de 2018 às 07:26
Chuva
Chuva
Vento
Queda de neve
Neve na Serra de São Mamede
Neve, Serra da Estrela, outono
Chuva
Chuva
Vento
Queda de neve
Neve na Serra de São Mamede
Neve, Serra da Estrela, outono
Chuva
Chuva
Vento
Queda de neve
Neve na Serra de São Mamede
Neve, Serra da Estrela, outono

Quinze distritos de Portugal continental vão estar esta quinta e sexta-feira sob aviso amarelo devido à agitação marítima, vento forte, precipitação e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar até sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Por causa da previsão de vento forte de sudoeste com rajadas até 80 quilómetros por hora, podendo atingir os 100 nas terras altas, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Aveiro e Braga a partir da noite desta quinta-feira e até à manhã de sexta-feira.

O IPMA colocou também os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de períodos de chuva temporariamente forte passando a aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada.

Este aviso de chuva vai ter início às 3h00 de sexta-feira e termina às 12h00 de sábado.

O Instituto emitiu ainda aviso amarelo para os distritos da Guarda, Viseu e Vila Real devido à previsão de queda de neve acima de 1.400 metros de altitude descendo gradualmente para regiões abaixo de 1.000 metros a partir das 03:00 de sexta-feira prolongando-se até ao final deste dia.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta quinta-feira nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, sendo por vezes moderada no Minho e Douro Litoral.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte de sudoeste no litoral a norte do Cabo Carvoeiro para o final do dia, com rajadas até 70 quilómetros por hora no Minho.

Nas terras altas prevê-se vento moderado a forte de sudoeste, tornando-se forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora, para o final do dia.

A previsão aponta ainda para uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas no Algarve, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Alto Alentejo e no litoral oeste, vento em geral fraco do quadrante oeste, sendo moderado a forte nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal.

Quanto às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre os 5 (Guarda) e os 13 graus Celsius (Lisboa, Porto e Coimbra) e as máximas entre 12 (Viseu, Guarda e Portalegre) e os 20 graus (Faro).

Proteção Civil também deixa alerta

A Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou também um aviso por causa das condições meteorológicas que se esperam nas próximas horas. 

Numa nota enviada à comunicação social, a Proteção Civil relembra que são esperadas chuvas e ventos fortes, bem como agitação marítima e até a possibilidade de queda de granizo e da ocorrência de trovoada. 

Tendo em conta o cenário, a Proteção Civil alerta para o perigo, especialmente na estrada, relembrando os portugueses para terem especial atenção ao "piso rodoviário escorregadio", bem como para a "eventual formação de lençóis de água e gelo". 

A Proteção Civil admite, igualmente, a possibilidade de ocorrência de cheias e inundações, bem como da queda de ramos e árvores e a formação de buracos em solos mais instáveis. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)