Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Reações à morte de José Lello

Antigo secretário de Estado e dirigente socialista José Lello morreu esta sexta-feira.
14 de Outubro de 2016 às 15:49
José Lello tinha 72 anos. Político morreu em outubro
José Lello tinha 72 anos. Político morreu em outubro FOTO: Direitos reservados
Ferro Rodrigues destaca "frontalidade" política e "dedicação" às comunidades portuguesas

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou hoje "grande tristeza" pela notícia do falecimento do antigo ministro e dirigente socialista José Lello, destacando a "frontalidade" das suas posições políticas e a dedicação às comunidades portuguesas.

José Lello, antigo ministro do Desporto e da Juventude entre 2002 e 2004, secretário de Estado das Comunidades entre 1995 e 1994, deputado desde 1983 pelo círculo do Porto e dirigente socialista faleceu hoje, aos 72 anos.

Numa mensagem enviada à agência Lusa, o presidente da Assembleia da República afirma que foi "com grande tristeza que recebeu a notícia do falecimento do antigo deputado José Lello.

José Lello, segundo Ferro Rodrigues, "serviu com generosidade e competência a causa pública".

"Era dirigente do PS, onde esteve à frente do departamento das Relações Internacionais. No Governo, destacou-se pelo serviço às Comunidades Portuguesas, tendo também exercido o cargo de Ministro da Juventude e Desporto", referiu o presidente do parlamento.

Enquanto parlamentar, Ferro Rodrigues recordou-o "não só como defensor das Comunidades Portuguesas, mas também o membro dedicado do Conselho de Administração da Assembleia da República e protagonista ativo da Assembleia Parlamentar da NATO".

"Foi uma personalidade marcante das últimas duas décadas do PS, sempre frontal nas suas posições, caraterística que o definiu até ao último dos seus dias", acrescentou o presidente da Assembleia da República.

Secretário de Estado das Comunidades refere-se a José Lello como "Homem leal que se batia pelos seus ideais"

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas considerou hoje que a morte do deputado socialista José Lello representa a perda de um homem leal, de afetos, que se batia pelos seus ideais, pelos seus amigos e pela sua região.

"Devo recordar um camarada de grandes afetos, de grande fraternidade na relação com os seus amigos e com os seus camaradas. Depois a sua lealdade e a forma como se batia lealmente pelas suas convicções, na defesa dos seus amigos, na defesa das suas causas políticas, na defesa dos seus ideais, muita vezes e não rara vezes, na defesa do seu distrito e da sua região", afirmou José Luís Carneiro.

"Perda extravasa em muito as fronteiras do PS", afirma líder da distrital do PS/Porto

O líder da distrital do PS/Porto, Manuel Pizarro, afirmou hoje que a morte de José Lello "extravasa em muito as fronteiras do PS", destacando o seu "exemplo de combatividade jovial que será sempre uma referência" para o partido.

"A distrital lamenta profundamente a morte de José Lello que, além de ser um dirigente nacional com grande destaque no PS, era um cidadão profundamente envolvido em todas as causas do Porto", afirmou, em declarações à Lusa, Manuel Pizarro.

"A sua perda extravasa em muito as fronteiras do PS", frisou.

Segundo Pizarro, "nos últimos 40 anos", o antigo ministro, secretário de Estado e dirigente socialista José Lello, que morreu hoje, aos 72 anos, "esteve sempre nos combates que o Porto travou nas suas causas".

O líder da distrital apresentou ainda "os profundos pêsames à família enlutada", "um exemplo de combatividade jovial que será sempre uma referência para o PS".

Boavista coloca bandeira a meia haste
O Boavista decidiu colocar a meia haste a sua bandeira em memória de José Lello, antigo presidente da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal e membro do Conselho Geral do clube, que morreu hoje aos 72 anos.

Em comunicado divulado no Facebook, o clube informa que o seu presidente, João Loureiro, "em seu nome pessoal e em nome do Boavista, presta o seu mais profundo pesar à família enlutada"
Ferro Rodrigues José Lello Porto PS morte
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)