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Reclamações recebidas pela Anacom sobre fidelização rondam 9% no 1.º semestre

Lusa 17 de Novembro de 2015 às 10:00

As reclamações relacionadas com os períodos de fidelização nos serviços de comunicações recebidas pela Anacom no primeiro semestre representaram cerca de 9% do total, mas os operadores já têm ofertas sem permanência associada, disse a Autoridade Nacional das Comunicações.

Na quarta-feira será discutida no parlamento uma petição da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor que pede a adoção de legislação que reduza o prazo máximo de fidelização (24 meses) nas telecomunicações e imponha critérios e limites dos encargos cobrados aos consumidores, de forma a garantir transparência e previsibilidade.

"O assunto mais reclamado no primeiro semestre de 2015 foi a forma como os serviços são vendidos, que respeita sobretudo a problemas de informação, seguido do cancelamento de serviços, que inclui questões relativas ao procedimento de cancelamento e às condições em que os utilizadores podem cancelar", disse fonte oficial da Anacom.

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