Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Rei de Espanha recomeça a ouvir partidos

Objetivo é a formação de Governo.
Lusa 27 de Janeiro de 2016 às 06:12
O rei de Espanha, na foto com Pedro Sanchez, do PSOE, vai continuar a receber os partidos
O rei de Espanha, na foto com Pedro Sanchez, do PSOE, vai continuar a receber os partidos FOTO: Reuters

O rei de Espanha recebe esta quarta-feira pela segunda vez os partidos políticos com assento parlamentar para decidir quem convida a formar governo, depois de na semana passada o PP de Mariano Rajoy ter recusado um primeiro convite.


Na passada sexta-feira, Felipe VI convidou o presidente do Governo em funções, Mariano Rajoy, (PP, força mais votada nas eleições gerais de 20 de dezembro), mas o presidente dos populares declinou o convite para se apresentar a uma votação de investidura no Congresso dos Deputados, alegando que "de momento" não o faria, por não ter apoios para vencer a votação.


A recusa de Rajoy, vista como um movimento tático, ocorreu depois de o Podemos (esquerda radical), de Pablo Iglesias, ter apresentado ao Rei um plano para formar um governo de coligação com o PSOE e a Izquierda Unida (Comunistas). Iglesias surpreendeu todos os outros partidos, incluindo os socialistas, ao propor-se como vice-presidente e ao reclamar para o seu partido pelo menos cinco ministérios num futuro executivo.

rei de Espanha partidos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)