Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

'Troika' deve chegar a Atenas até domingo

Vão ser discutidas negociações sobre um novo empréstimo à Grécia.
25 de Julho de 2015 às 15:55
Representantes dos credores da Grécia (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) devem chegar "até domingo à noite" a Atenas para negociações sobre um novo empréstimo ao país, indicou este sábado, fonte do Ministério das Finanças grego.

Um responsável do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira deverá também chegar a Atenas, disse à AFP a fonte, pedindo anonimato.

Há mais de um ano que os representantes da Comissão Europeia, BCE e FMI, a 'troika', não se deslocam ao país. As visitas dos chefes de missão da 'troika' passaram em setembro passado para Paris, com o pretexto de limitar os protestos sindicais na Grécia.

As negociações têm como objetivo finalizar o novo empréstimo ao país, num valor superior a 82 mil milhões de euros, depois de um entendimento nesse sentido alcançado a 13 de julho, após duras conversações entre Atenas e os dirigentes dos países da zona euro.

Atenas e Bruxelas querem que as negociações fiquem concluídas antes da segunda quinzena de agosto.

A Grécia, que enfrenta problemas de liquidez, tem de pagar a 20 de agosto mais de 3 mil milhões de euros ao BCE e 1,5 mil milhões de euros ao FMI em setembro.
Ver comentários