Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Responsável do 11-M não responde ao Tribunal

Um dos alegados cérebros dos atentados de 11 de Março de 2004 à Estação de Atocha, Madrid, Youssef Belhadj, designado ‘o Afegão’, recusou-se esta sexta-feira a responder às perguntas do tribunal, afirmando que só responderá ao seu advogado.
16 de Fevereiro de 2007 às 13:58
Este é o segundo arguido que se recusa a responder às questões do tribunal, depois de ontem ‘Mohamed, o Egípcio’ ter-se recusado a responder às questões da procuradora Olga Sanchez e dos advogados de acusação.
Tal com ‘ o Egípcio’, Bekhadj pertence ao grupo dos três presumíveis responsáveis pelos atentados de 11 de Março, que provocaram 191 feridos e cerca de dois mil mortos.
Youssef Belhadj, nascido a 27 de Maio de 1976 em Marrocos, será ‘Abou Doujanah, o Afegão’, porta-voz da al-Qaeda na Europa, que aparece num vídeo a reivindicar os atentados contra Atocha.
De acordo com a acusação, ‘o Afegão’ terá começado a planear em 2003, juntamente com ‘Mohamed, o Egípcio’ e Hassan el-Haski, aliás ‘Abu Hamza’, uma grande operação para atingir Espanha, pela sua participação na intervenção ocidental conduzida pelos EUA no Iraque.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)