Restam 32 mil leões no continente africano

A população de leões em África está reduzida a 32 mil animais, uma quebra brutal face aos 100 mil que existiam há 50 anos, revelou um estudo de investigadores norte-americanos publicado na revista científica "Biodiversity and Conservation".
04.12.12
Restam 32 mil leões no continente africano
Foto EPA

Os leões que deambulam pelas savanas de África perderam até 75% do seu habitat nos últimos 50 anos, na sequência do aumento da densidade populacional nestes territórios, refere o estudo.

A redução foi mais pronunciada na África Ocidental, em países como Guiné-Bissau, Nigéria, Mali, Costa do Marfim, Senegal ou Burkina Faso.

"O número de leões caiu abruptamente durante o século passado. A situação na África Ocidental é particularmente terrível, sem registo de grandes grupos [destes animais] e a espécie ausente de muitos dos parques nacionais da região", refere o documento.

Nos últimos anos, a ocupação por populações humanas de territórios reconhecidos como tradicionais habitats de leões provocou a diminuição do número destes animais, bem como fragmentou os clãs existentes, sublinharam os investigadores.

Apenas nove países registam actualmente a presença de pelo menos mil leões, enquanto a Tanzânia detém mais de 40% da população global de leões presente no continente africano.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
13 Comentários
  • De luis11.12.12
    Ó a SILVA, vê-se mesmo que a tua cultura e conhecimento da vida resulta de muita telenovela, futebol e casas dos segredos. Com um comentário desses só pode!
    Responder
     
     0
    !
  • De a SILVA11.12.12
    32mil leoes que comem a comida que talvez precisam tantos Humanos em aFRICA?pROTEGEM ANIMAIS-E A gente?PRA HUMANOS NAO HA' proteccao?cOMO aS bALEIAS QUE COMEM TANTO-pEIXE E A gente A MORRER DE fome?
    Responder
     
     8
    !
  • De Diana10.12.12
    Isto parte-me o coração. Um ser tão bonito em extinção por causa do Homem :-(
    Responder
     
     2
    !
  • De anonimo08.12.12
    na Assembleia ad Republica apos 25 Abril passaram umas boa centenas e com bocas bem grandes,mas não estão em fim de extinção
    Responder
     
     1
    !
  • De josej.07.12.12
    ha pessoas que brincam com assuntos serios para esses deviam pensar um pouco mais
    Responder
     
     1
    !