A localização junto ao Rio valeu-lhe o nome: Açude. Se no Mondego a estrutura retém a água, neste restaurante, na zona de Santa Clara, em Coimbra, o cliente vai reter os sabores e a envolvência do espaço.
O atendimento é familiar, com comida saborosa e uma clara aposta em vinhos. É nas garrafas selecionadas que o espaço se inspira para uma decoração criativa: rolhas a servir de mural de parede, garrafas em exposição e a forrar o telhado do balcão e uma garrafeira climatizada - para manter os néctares a constante temperatura.
No menu, a aposta é variada. Nas entradas, o cliente pode contar com algumas especialidades como salada mozzarella com guacamole, gambas salteadas ou empada de queijo brie com frutos do bosque. No peixe, destaque para a açorda de gambas, a espetada de bacalhau ou o bife de atum à portuguesa.
A carta conta ainda com uma grande seleção de bifes, como o naco grelhado, o tornedó com molho roquefort, o bife à casa ou o surf and turf. Para finalizar, a sugestão passa por um crumble de maçã como sobremesa.
O proprietário serve de anfitrião e ajuda nas melhores escolhas, tanto do vinho, como da comida.