Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Ribeiro e Castro: Encontro de cooperação estratégica

O líder do CDS-PP, Ribeiro e Castro, reiterou esta segunda-feira ao Presidente da República, Cavaco Silva, a sua preocupação com a defesa da língua portuguesa na União Europeia (UE). Ribeiro e Castro, no final, classificou o encontro como de “cooperação estratégica”, expressão utilizada pelo chefe de Estado a forma como entende que deve ser a relação entre Belém e o Governo.
27 de Novembro de 2006 às 20:10
“Houve uma ampla convergência de pensamentos sobre objectivos nacionais amplos que necessitam de ser articulados”, afirmou Ribeiro e Castro, referindo que para além do tema central da audiência partilhou também com Cavaco Silva a expectativa do CDS-PP sobre a futura Cimeira UE-África, que se deverá realizar no próximo ano.
O presidente do Partido Democrata-Cristão adiantou ainda que o referendo sobre o aborto não esteve na agenda na audiência.
Questionado sobre a visita papal à Turquia, Ribeiro e Castro garantiu que seguirá atentamente esta deslocação de Bento XVI. “Desejo que corra tudo bem e que contribua para o fortalecimento do diálogo com o mundo islâmico”, afirmou.
Quanto às críticas lançadas sábado pelo ex-vice-presidende do CDS Pires de Lima, que acusou Ribeiro e Castro de subserviência em relação ao Presidente da República, o líder dos democratas-cristãos escusou-se de fazer comentários, referindo que “aqui só falo de temas que são novos e importantes” para o País”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)