Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Risco extremo de exposição a radiação UV no Funchal e Porto Santo

IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.
6 de Agosto de 2014 às 06:56

A região do Funchal e a ilha de Porto Santo apresentam esta quarta-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis muito altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o Funchal e o Porto Santo apresentam níveis extremos enquanto o resto do país, com exceção de Santa Cruz das Flores (alto), está com níveis muito elevados.

O IPMA recomenda para as regiões com níveis extremos que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Para as regiões com níveis muito elevados, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e aconselha a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral até ao final da manhã e para o final do dia e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã.

Instituto Português do Mar e da Atmosfera IPMA exposição radiação ultravioleta
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)