Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Romaria ao Carmelo

Mais de 100 pessoas assistiram às 08h00 desta segunda-feira a uma missa na capela do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, em homenagem à irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.
14 de Fevereiro de 2005 às 09:03
O convento do Carmelo em Coimbra está a ser esta manhã objecto de uma autêntica romaria, por parte dos muitos fiéis que, através de um gradeamento, podem ver o corpo da irmã e rezar pela alma da última vidente de Fátima.
O corpo da irmã Lúcia será trasladado amanhã, pelas 11h00, para a Sé Nova de Coimbra. Aí ficará em câmara ardente até às 16h00, altura em que têm início as exéquias solenes, seguidas do cortejo fúnebre, para o Carmelo, onde o corpo da irmã Lúcia será sepultado em campa rasa, numa cerimónia privada, de acordo com as regras do convento. Terça-feira (amanhã) será dia de luto nacional em Portugal, em homenagem à irmã Lúcia.
O enterro em campa rasa no Camelo foi pedido por escrito pela própria irmã Lúcia que, no entanto, autorizou a sua própria trasladação para Fátima um ano após a morte. De acordo com a hierarquia da Igreja, está prevista esta trasladação.
NOTÍCIA EM TODO O MUNDO
A morte da irmã Lúcia foi notícia em todo o Mundo. A edição on-line do jornal britânico "The Times" noticia, com base na agência France Press, que morreu "a última sobrevivente dos três pastorinhos que dizem terv visto a Virgem Maria numa série de aparições em 1917". O jornal brasileiro "A Folha de São Paulo" noticia a morte da vidente sem grande destaque e com o título "Testemunha da aparição da Virgem de Fátima morre".
Já o jornal espanhol "El Mundo" notícia a morte da última das videntes com fotografia da irmã Lúcia. Aliás, em Espanha, a notícia está em diversos jornais, incluindo o "El Pais", o "ABC", o "La Vanguardia" e até o económico "Expansion".
A estação televisiva britânica BBC noticia na sua página na internet a morte da irmã Lúcia, concedendo 17 parágrafos ao assunto e fazendo acompanhar a notícia por uma foto da irmã com o Papa João Paulo II. Também na internet, a CNN faz notícia da morte de Lúcia, recordando que Mel Gibson visitou a irmã no Carmelo de Coimbra e que Lúcia revelou o terceiro segredo de Fátima ao Papa João Paulo II.
A morte da irmã Lúcia faz também noticia nas agências Ansa (Itália), EFE (Espanha), Associated Press (EUA) e France Press (França).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)