Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Rússia pede reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU

Ucrânia iniciou na madrugada desta sexta-feira uma ofensiva militar para recuperar o bastião separatista pró-russo de Slaviansk.
2 de Maio de 2014 às 16:44

A Rússia pediu uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a situação na Ucrânia. O pedido russo é motivado pela "grave escalada de violência na Ucrânia", referiram as mesmas fontes, citadas pela agência francesa AFP, que acrescentaram que a reunião será pública. O encontro realiza-se às 12h00 horas locais, 17h00 horas em Lisboa.

Esta reunião será a 13.ª desde o início da crise ucraniana. Nenhuma das anteriores reuniões formais do órgão ou as sessões de consultas realizadas até à data originaram uma posição comum do Conselho de Segurança da ONU sobre o dossiê ucraniano.

A Ucrânia iniciou na madrugada desta sexta-feira uma ofensiva militar para tentar recuperar o bastião separatista pró-russo de Slaviansk, na região leste do país. Durante a operação, pelo menos dois militares ucranianos morreram e dois helicópteros MI-24 foram abatidos pelos separatistas. Em reação às manobras de Kiev, a Rússia afirmou que a ofensiva militar ucraniana destrói o acordo de Genebra.

"Enquanto a Rússia está a fazer esforços para acalmar e resolver o conflito, o regime de Kiev mobilizou forças aéreas contra localidades civis, num ataque de represália, terminando com a última esperança para a viabilização do acordo de Genebra", disse Dmitry Peskov, porta-voz do Presidente russo Vladimir Putin, citado por agências russas.

tensão Ucrânia Rússia reunião urgência Conselho de Segurança da ONU ofensiva militar recuperar Slaviansk
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)