Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

SADDAM EXORTA IRAQUIANOS A LUTAR

O presidente iraquiano, Saddam Hussein, exortou hoje os seus concidadãos a lutar e a defender as suas cidades, através de uma nova mensagem lida por um apresentador de televisão vestido com um uniforme militar e divulgada pela televisão iraquiana via satélite. No discurso, o líder iraquiano sublinhou que o Iraque ainda não utilizou toda a sua capacidade na guerra.
2 de Abril de 2003 às 13:45
O discurso, supostamente da autoria de Saddam Hussein, destacou a acção da 11.ª Divisão do Exército iraquiano e dos membros do Partido Baas em Nassiriya e em outras cidades do Sul, que “desgastaram completamente” as forças da coligação. O líder iraquiano exortou o povo a seguir estes exemplos e a defender as suas cidades.
“Lutem contra eles para que o Iraque, o bastião da religião e dos princípios, seja defendido e a nossa nação saia gloriosa desta crise”, destacou o texto lido na TV. “Lutem contra eles. A vitória está próxima, se Deus quiser, embora nós só tenhamos utilizado um terço ou menos do nosso exército e os criminosos tenham usado tudo o que trouxeram”, prossegue.
A mensagem televisiva, que foi captada em Doha, no Qatar, é diferente de uma outra transmitida terça-feira pela televisão iraquiana, na ocasião lida pelo ministro da Informação, Mohammed Al-Sahhaf, na qual Saddam apelava a uma Jihad (guerra santa) contra a coligação anglo-americana. Até agora, não se pôde comprovar se as mensagens eram realmente da autoria do presidente iraquiano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)