Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Santos Silva diz que programa de ajustamento permitiu contas externas positivas

Desequilíbrio das contas externas foi identificado como o "primeiro grande problema económico".
Lusa 21 de Abril de 2016 às 14:11
O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva
O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva FOTO: Estela Silva/Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, destacou hoje que o programa de ajustamento "foi duro", mas permitiu a Portugal tornar as contas externas positivas, desde há dois anos.

"Portugal enfrentou o desequilíbrio nas contas externas, ao longo dos últimos anos, num programa de ajustamento que foi muito duro e que produziu alguns efeitos. O mais importante foi este: desde há dois anos que as nossas contas externas são positivas, isto é, nós pedimos emprestado menos ao estrangeiro do que aquilo que vendemos ao estrangeiro", disse o governante, numa intervenção perante políticos lusodescendentes, na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

"A nossa balança comercial é positiva, a nossa balança corrente é positiva e a nossa balança corrente e de capital é positiva. Estes são valores para 2015 e a projeção do nosso banco central é de continuidade em 2016 em diante", destacou.

O desequilíbrio das contas externas foi identificado como o "primeiro grande problema económico" de Portugal, que foi "corrigido substancialmente", sublinhou Santos Silva. stacou.

ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva Portugal ajustamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)