Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Hospitais de Coimbra iniciaram vacinação contra o sarampo dos seus profissionais

Medida passa por vacinar os trabalhadores de todos os serviços do CHUC.
Lusa 19 de Março de 2018 às 18:58
Hospitais de Coimbra
Hospitais de Coimbra
Centro Hospitalar Universitário de Coimbra
Hospitais de Coimbra
Hospitais de Coimbra
Centro Hospitalar Universitário de Coimbra
Hospitais de Coimbra
Hospitais de Coimbra
Centro Hospitalar Universitário de Coimbra

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou a vacinação contra o sarampo a alguns dos seus profissionais, uma medida que vai ter continuidade na terça-feira, foi esta segunda-feira anunciado.

Segundo um comunicado do CHUC enviado à agência Lusa, a vacinação teve esta segunda-feira início com recurso ao 'stock' existente, que será reforçado pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

A prioridade, refere a nota, são os profissionais que trabalham em serviços de Urgência, Maternidades, Cuidados Intensivos e Hospital Pediátrico, mas a medida passa por vacinar os trabalhadores de todos os serviços do CHUC.

De acordo com a informação fornecida pela Comissão de Controlo de Infeção do CHUC, "foram implementadas e seguidas todas as normas da Direção Geral de Saúde, bem como a divulgação de informação junto de todos os profissionais".

"Está ainda a ser feito um reforço de todo o material necessário nestas circunstâncias e estão a ser adquiridos testes serológicos 'mais rápidos' de modo a permitir obter resultados mais precocemente para agir em conformidade com o resultado obtido", lê-se no comunicado.

O secretário de Estado da Saúde revelou esta segunda-feira existirem em Portugal 42 casos confirmados de sarampo, todos em adultos, ao passo que o número de casos suspeitos subiu para 117 e abrange "apenas uma criança, de 12 meses".

Dos 42 casos confirmados de sarampo, todos dizem respeito a adultos e existem 39 casos "a aguardar resultados", acrescentou Fernando Araújo, numa conferência de imprensa realizada no Porto para fazer o ponto de situação sobre o surto de sarampo verificado na região Norte.

sarampo saúde vacinação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)