Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Sarkozy sucede a Chirac

A França conhece este domingo o seu novo Presidente. As primeiras sondagens à boca das urnas atribuem a vitória da segunda volta das eleições a Nikolas Sarkozy, o candidato da UMP, com 53% dos votos contra os 47% obtidos por Ségolène Royal.
6 de Maio de 2007 às 19:30
Sarkozy, o candidato conservador e vencedor da primeira volta, a 22 de Abril, votou em Nueilly, nos arredores de Paris, onde desempenhou as funções de dirigente da câmara local. Já Ségolène Royal exerceu o seu direito de voto no departamento de Deux Sèvres, na região de Poitou-Charente.
A candidata socialista, que falhou o inédito de tornar-se na primeira mulher a ocupar o cargo, já fez o discurso, onde reconheceu a derrota, manifestando que "a alta participação é um reforço para a democracia francesa".
A taxa de participação atingia os 34,11% cerca das 12h00 locais, quatro horas depois da abertura das urnas, o que corresponde a mais três por cento do que se verificou à mesma hora, na primeira volta (31,21%). Recorde-se que há duas semanas, foi alcançado um valor recorde: 83,77% dos eleitores foram votar.
Tradicionalmente, em França, a participação é maior na segunda volta do que na primeira. E hoje não fugiu à regra, ao atingir os 85,3%.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)