Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Ban Ki-moon apoia mediação para diálogo na Venezuela

O secretário-geral da ONU afirma-se "animado com as iniciativas em curso".
Lusa 21 de Maio de 2016 às 17:35
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon FOTO: CHRISTIAN BRUNA/EPA

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou este sábado o seu apoio às iniciativas para o estabelecimento de um diálogo nacional na Venezuela entre o Governo e a oposição que permita superar a crise no país.

Num comunicado divulgado pelo gabinete de imprensa da ONU, Ban Ki-moon afirma-se "animado com as iniciativas em curso por parte de ex-chefes de Estado e de Governo para promover o diálogo entre o Governo da Venezuela e a oposição".

O diálogo é impulsionado pelos ex-presidentes panamiano Martin Torrijos e dominicano Leonel Fernández e pelo ex-primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, com o apoio da União das Nações Sul-Americanas (UNASUR).

"O secretário-geral da ONU reitera a sua firme convicção de que o Governo e a oposição devem enfrentar os atuais desafios através de um diálogo significativo, no cumprimento do Estado de Direito e da Constituição e para benefício do povo venezuelano", lê-se no comunicado.

A oposição venezuelana lançou um processo para um referendo sobre a revogação do mandato do presidente, Nicolás Maduro, que só termina em 2019.

Maduro rejeita a possibilidade e, na sexta-feira, anunciou a realização de uma série de exercícios militares para preparar o país para a eventualidade de "um golpe de Estado" ou uma intervenção de "exércitos estrangeiros".

ONU Venezuela Governo política Nicolás Maduro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)