Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

SEF aumenta controlo dos voos fora do espaço Schengen

Presidente do organismo diz que SEF faz controlos inopinados dos voos de países do espaço Schengen.
Lusa 17 de Novembro de 2015 às 18:56
António Beça Pereira, diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras,
António Beça Pereira, diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, FOTO: João Miguel Rodrigues

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) reforçou o controlo dos voos que chegam a Portugal provenientes de países de fora do espaço Schengen, enquanto nos provenientes do espaço europeu há um "controlo inopinado".

O diretor do SEF, António Beça Pereira, explicou esta terça-feira à agência Lusa que o controlo inopinado consiste em controlar alguns passageiros que chegam a Portugal em voos provenientes de países do espaço Schengen.

Esta atuação foi iniciada após os atentados de sexta-feira em Paris, que fizeram 129 mortos, entre os quais dois portugueses.

"São duas situações diferentes [reforço de controlo e controlo inopinado] com regras diferentes e portanto com atuações diferentes", frisou o juiz desembargador.

Controlo inopinado consiste, segundo o diretor do SEF, "em controlos feitos a alguns passageiros, dentro das regras do código de espaço Schengen (...) que permite que, em determinados cenários, se estabeleçam alguns controlos. Aliás, permite no máximo, no seu patamar superior, até que se restabeleçam as fronteiras".

Segundo o diretor do SEF, os critérios seguidos nos controlos "têm por referência as nacionalidades e as origens dos voos". "Nunca mencionei nenhum país, nem nenhuma cidade", acrescentou.

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras SEF António Beça Pereira controlo espaço Schengen política migrações
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)