Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Sentimento económico sobe em outubro

No caso português acontece pelo segundo mês consecutivo.
Lusa 30 de Outubro de 2014 às 10:42
O projeto é financiado com as verbas do Fundo de Coesão e insere-se na Rede Transeuropeia de Transportes
O projeto é financiado com as verbas do Fundo de Coesão e insere-se na Rede Transeuropeia de Transportes FOTO: Getty Images

O indicador de sentimento económico subiu em outubro, tanto na zona euro como em Portugal, sendo que, no caso português, aconteceu pelo segundo mês consecutivo, de acordo com a Comissão Europeia.

Segundo a Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros, depois de quatro meses consecutivos de estagnação ou declínio, o indicador de sentimento económico subiu 0,8 pontos na zona euro (para 100,7), enquanto na União Europeia avançou 0,5 pontos (para 104,0).

Em Portugal, o indicador de sentimento económico subiu em outubro pelo segundo mês consecutivo e fixou-se em 103,1 pontos, mais 1,5 pontos do que em setembro.

Confiança e expetativas

No caso português, o sentimento económico melhorou em outubro em praticamente todos os setores 'medidos': passou de 0,4 pontos para 3,0 nos serviços, de -23,9 para -23,0 entre os consumidores, de -44,8 para -39,0 pontos no setor da construção e de -6,5 para -6,0 pontos na indústria, enquanto no comércio a retalho passou de 2,0 para 0,7 pontos.

O indicador de sentimento económico calculado pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia.

Para o total da zona euro, a Comissão Europeia indica que a estabilização do sentimento resulta de melhorias da confiança em todos os setores de atividade e destaca os aumentos da confiança no comércio a retalho (0,9), nos serviços (1,2) e na construção (3,1), enquanto a melhoria na indústria foi mais ligeira (0,4).

Já a confiança dos consumidores manteve-se praticamente inalterada (0,3).

Portugal Comissão Europeia Assuntos Económicos União Europeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)