Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Setenta artistas fazem intervenção em cavaquinhos

A exposição, que inaugurará a 27 de novembro, tem por objetivo dar visibilidade ao instrumento.
Lusa 30 de Outubro de 2014 às 09:00
O projeto conta com o apadrinhamento de Júlio Pomar, Pedro Cabrita Reis e Julião Sarmento
O projeto conta com o apadrinhamento de Júlio Pomar, Pedro Cabrita Reis e Julião Sarmento FOTO: Mário Cruz/Lusa

Setenta artistas plásticos portugueses fizeram uma intervenção artística em cavaquinhos e o resultado será revelado em novembro, num livro e numa exposição no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, revelou à agência Lusa o músico Júlio Pereira.

A exposição, que inaugurará a 27 de novembro, tem por objetivo dar visibilidade ao cavaquinho, um pequeno instrumento de cordas que está a ser objeto de estudo, através da Associação Cultural e Museu Cavaquinho, fundada por Júlio Pereira.

No total estarão expostos 70 cavaquinhos que foram transformados em objetos artísticos, com recurso a diversos materiais e técnicas. Entre os artistas convidados estão Cristina Troufa, Luís Lázaro, Júlio Dolbeth, Joana Astolfi, Joana Rego, Carlos Zíngaro e Marta Madureira.

Rui Lacas, André Letria, Graça Bordalo Pinheiro, Tiago Taron, Pedro Sousa Pereira e Teresa Gil também fazem parte do projeto que, além da exposição, resultará na edição de um livro.

Dada 'carta branca'

Entre os objetos de arte, há instrumentos que fazem referência direta à música, outros serviram de tela para uma pintura ou colagem em papel; houve quem o transformasse numa caixinha de música, num mural interventivo com referências à austeridade e à 'troika', quem o tivesse forrado com tachas e lhe acrescentasse adereços.

O critério foi escolher, sobretudo, jovens criadores portugueses de vários pontos do país, a quem lhes foi dada 'carta branca' para fazer o que quisessem àquele pequeno instrumento, explicou Júlio Pereira.

'70 Artista Plásticos - 70 Cavaquinhos - 70 Obras de Arte' estará no Mosteiro dos Jerónimos até janeiro, seguindo depois em itinerância por, pelo menos, dez cidades, como Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra e Funchal, que têm ligações à prática do cavaquinho.

O projeto da exposição e do livro, com registo de todos os cavaquinhos intervencionados, conta com o apadrinhamento dos artistas plásticos Júlio Pomar, Pedro Cabrita Reis e Julião Sarmento.

Mosteiro dos Jerónimos Associação Cultural e Museu Cavaquinho Artista Plásticos Júlio Pereira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)