Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Silêncio pelas vítimas dos fogos

O Parlamento Europeu iniciou esta segunda-feira em Estrasburgo, França, a "rentrée" política com uma homenagem às vítimas das "terríveis catástrofes naturais" verificadas durante o Verão, entre as quais estão os incêndios em Portugal.
5 de Setembro de 2005 às 17:09
A homenagem, proposta pelo Presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, teve lugar imediatamente após o início da sessão plenária desta semana, com os deputados a observarem um minuto de silêncio em solidariedade para com as vítimas das várias catástrofes naturais ocorridas na Europa.
Este Verão ficou marcado por grandes fatalidades sociais, como os incêndios em Portugal e Espanha, as cheias na Europa Central, os diversos acidentes de aviação verificados recentemente um pouco por todo o Mundo, e da devastação provocada pelo furacão Katrina, nos Estados Unidos.
O início da sessão plenária que decorre entre hoje e quinta- feira vai ser dedicado precisamente às catástrofes naturais que assolaram a Europa, com a Assembleia a examinar uma declaração da Comissão Europeia, que deverá abordar fórmulas de ajuda às regiões atingidas.
Na passada sexta-feira, numa carta dirigida ao primeiro- ministro português, José Sócrates, Borrell manifestou a solidariedade do Parlamento para com as vítimas dos incêndios em Portugal, frisando que a União Europeia tem capacidade de prevenção e acção "que se deve desenvolver e mobilizar".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)