Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Síria: 20 mortos em confrontos

Pelo menos 20 pessoas, incluindo duas mulheres, morreram este domingo em novos confrontos violentos em diferentes províncias sírias, especialmente em Idleb e Homs, afirmaram fontes oficiais e da oposição ao regime.
19 de Fevereiro de 2012 às 19:03

Os Comités de Coordenação Local, que seguem a situação através de fontes no terreno, afirmaram que nove pessoas morreram em Homs, onde aumentou a intensidade dos bombardeamentos do exército sírio, que decorrem há duas semanas.

Estes comités relatam que as forças leais ao regime de Bashar al-Assad disparam mais de quatro projécteis por minuto sobre a cidade.

Outras nove pessoas terão morrido em Idleb, junto à fronteira com a Turquia, entre as quais o procurador regional da cidade de Nidal Ghazal, um juiz e o seu motorista, mortos por desconhecidos que alvejaram o carro em que seguiam e que a agência oficial síria designou como "grupo terrorista armado".

Fontes da oposição relataram também que circularam colunas de veículos militares na estrada entre Damasco e Homs, com autocarros cheios de militares e membros das forças de segurança, acompanhados por helicópteros.

O exército sírio montou postos de controlo à volta de bairros da periferia da capital que até agora tinham estado à margem dos confrontos e está a impedir a passagem de veículos, relatam os comités

Confrontos em Damasco verificaram-se num dia em que movimentos da oposição declararam um dia de desobediência civil para protestar contra o ataque a uma manifestação de contestação a Al-Assad no bairro de Mezze, onde ficam várias embaixadas.

síria confrontos morte feridos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)